Como todos os anos, no início de 2024, a maioria de nós estabeleceu uma série de resoluções que gostaríamos de cumprir: viver uma vida mais saudável, aprender coisas novas, viajar mais… E para esta última opção podemos ajudá-lo com quatro propostas que servirão para lhe dar ideias originais, adaptadas a todos os gostos. Renove o seu passaporte e junte-se a nós!
Tailândia, o país dos sorrisos
Um dos destinos mais recomendados para começar a conhecer o Sudeste Asiático é a
Tailândia. E não é à toa que lhe chamam a “terra dos sorrisos”, pois além do seu povo simpático sorrir para si o tempo todo, não irá tirar o seu a partir do momento em que aterrar.
É um país de contrastes cheio de charme: desde a agitação nas ruas das suas principais
cidades, às praias de águas calmas, santuários naturais e templos para meditação. Bangkok irá recebê-lo como ponto de partida: a animada capital tailandesa é uma metrópole moderna com palácios incríveis. Por outro lado, algumas das melhores praias paradisíacas de areia branca e fina e águas azul-turquesa esperam por si nas Ilhas Phi Phi.
Tudo isto acompanhado de uma gastronomia rica que não pode ser esquecida, com a sua mistura única de sabores vibrantes. Não pode perder os deliciosos caris tailandeses, Pad Thais, sopas e arroz-doce de manga. E se quiser sentir-se como um verdadeiro morador local, não deixe de experimentar a emocionante comida de rua.
Uzbequistão, um centro de arte islâmica
A Ásia Central possui grandes tesouros turísticos que vale a pena conhecer, e muitos deles encontram-se no Uzbequistão, uma das regiões do mundo habitadas e em expansão desde o Paleolítico. A sua riqueza cultural é imensa graças ao facto de durante milénios ter sido uma zona de grandes rotas comerciais, como a rota da seda, que ligava a China ao Mediterrâneo.
Além da capital, Tashkent, que lembra o seu passado como república soviética, abriga cidades históricas como Khiva e a sua Itchan Kala, uma fortaleza murada. Também Bukhara, considerado o maior centro da cultura islâmica da Ásia Central; e a mítica Samarcanda das Mil e Uma Noites. Três espaços-chave da arquitetura muçulmana repletos de mesquitas, mausoléus, madrassas e minaretes, cujo maior expoente é a Praça Registan, ponto de encontro que não pode perder.
Por outro lado, o Uzbequistão também oferece aventura pelo deserto de Kyzyl Kum, onde é possível avistar fortalezas antigas centenárias. Nos seus areais continuam a ser instaladas yurts, as tendas dos antigos povos nómadas desta região, que podem ser visitadas e, em alguns casos, até utilizadas para pernoitar. Uma riqueza de experiências que para muitos serão inesquecíveis.
Orlando, a terra prometida dos parques temáticos
Tirar várias semanas de férias para conhecer a fundo a península da Flórida nos Estados Unidos é outra das nossas propostas para 2024, principalmente para os amantes de parques temáticos e montanhas-russas, que encontrarão em Orlando o seu maior expoente.
A Disney® tem muito a ver com esta afirmação, já que tem disponíveis em Orlando seis opções de lazer: o clássico Magic Kingdom; Epcot, que representa algumas culturas do mundo; Hollywood Studios, altamente recomendado para os amantes de Star Wars; Animal Kingdom, focado como o próprio nome indica no reino animal; e Typhoon Lagoon e Blizzard Beach, dois parques aquáticos espetaculares.
Por outro lado, e voltado para um público menos infantil, Orlando também tem o Universal Studios, onde encontraremos universos como Harry Potter, King Kong ou os dos super-heróis da Marvel, Homem-Aranha e Hulk. Além disso, a poucos quilómetros de distância é possível visitar o Volcano Bay, o parque aquático com o escorrega mais alto dos Estados Unidos; e também o Icon Park, com uma roda gigante com mais de 120 metros de altura. Alguém disse vertigem?
Grécia: os clássicos nunca acabam
A Grécia também nos aproxima do mundo antigo entre as suas ruínas antigas, mas num ambiente muito diferente: rodeada pelas águas de mares quentes como o Egeu, o Jónico e, claro, o Mediterrâneo que os abraça a todos. A Grécia é cultura, mas também sol e descanso.
Para além disso, dá-nos uma boa desculpa para fazer um cruzeiro, ou passear num iate ou numa escuna clássica. Dentro das suas fronteiras existem mais de 6.000 ilhas, a maioria delas desabitadas. Mykonos, Santorini e Creta são as mais conhecidas pela sua beleza, história e opções de vida noturna.
Embora também seja uma boa escolha caminhar por Corfu, Skopelos, Thassos ou Kefalonia, muito mais verdes e frondosas. Ou mergulhar nas águas de Rodes, Naxos, Paros, Skiathos ou Milos, com pequenas e belas praias azul-turquesa.