AS MELHORES SUGESTÕES PARA VIAGENS DE ESTUDO

Postado em 19 de Setembro de 2024

As viagens de estudo são uma experiência maravilhosa que ultrapassa as paredes da sala de aula, oferecendo aos estudantes uma perspetiva global que enriquece a sua aprendizagem e alarga os seus horizontes culturais. Falamos de experiências para estudantes do ensino básico e secundário que desfrutam a sua fase educativa.

E o destino? Podemos focar-nos numa única cidade ou procurar um circuito que abranja vários destinos dentro de uma região e que ofereçam uma experiência mais completa e diversificada. Neste caso, apresentamos várias sugestões que combinam o melhor da cultura com a aventura e a diversão. 

Madrid musep

MADRID E BARCELONA, CULTURA E DIVERSÃO

Espanha tem uma infinidade de destinos que vale a pena explorar em profundidade numa viagem de vários dias. Por exemplo, Madrid é uma cidade que alberga lugares interessantes como o Museu do Prado, o Palácio Real ou o Parque do Retiro, que oferecem uma mistura de arte, história e espaços ao ar livre. Para além disso, o Museu Nacional de Ciências Naturais e o Planetário de Madrid são excelentes para os estudantes interessados em ciência. E a sua Casa de Campo, onde se encontra o Jardim Zoológico e o Parque de Atrações, permite combinar natureza e diversão.

Mas se preferirem uma cidade com praia e um ambiente mais mediterrânico, Barcelona é a escolha certa. É um museu ao ar livre que se destaca pela sua arquitetura modernista: a Sagrada Família, o Parque Güell e La Pedrera permitem explorar o génio de Gaudí. Enquanto Las Ramblas e o Bairro Gótico oferecem uma experiência vibrante da vida urbana e da história medieval. Podem acrescentar uma subida às áreas recreativas de Tibidabo, a colina emblemática da cidade, e passar um dia no parque de diversões.

Estas duas viagens podem ser combinadas com uma excursão a um parque temático, como o Warner Studios, no caso de Madrid, ou o Port Aventura, no caso de Barcelona, ambos relativamente próximos e que podem dar o toque final perfeito a viagem de estudo.

CIRCUITOS POR COMUNIDADES AUTÓNOMAS

Se preferirmos organizar uma excursão numa das regiões autónomas, a Galiza é uma das mais recomendadas pelas suas paisagens verdes e pela sua costa atlântica. Cidades como Lugo, Coruña e Santiago de Compostela oferecem grandes encantos. De facto, percorrer o Caminho de Santiago pode ser uma óptima opção para combinar passeios turísticos com percursos na natureza, ao mesmo tempo que se fomenta o companheirismo entre o grupo.

Algo semelhante pode ser feito nas Astúrias. O Parque Nacional dos Picos de Europa é perfeito para fazer caminhadas e observar a vida selvagem, bem como a chamada Senda del Oso (Trilho do Urso). Por outro lado, podem visitar cidades como Oviedo e Gijón para uma dose de cultura e gastronomia, ou Colunga, onde podem combinar um bom dia de praia com uma visita ao Museu Jurássico das Astúrias.

esqui

VIAGENS TEMÁTICAS

Ao decidir sobre a viagem de estudo ideal, podem também considerar destinos temáticos, como uma semana de esqui em estâncias como Sierra Nevada (Granada), ou Baqueira Beret ou Boí Taüll (ambas em Lleida), nos Pirinéus Catalães. Todas elas oferecem cursos de esqui e snowboard para principiantes e avançados. É uma excelente oportunidade para praticar desportos de inverno e incentivar o trabalho em equipa.

Por outro lado, podem escolher um destino de natureza e aventura, como o Parque Natural de Monfragüe, na Extremadura, ou a Floresta de Irati, em Navarra. São ideais para atividades de orientação, escalada e caiaque, e ajudam a fomentar o respeito pelo ambiente e a desenvolver capacidades de sobrevivência.

Outra opção são os parques temáticos culturais, como o Puy du Fou, em Toledo, conhecido pelos seus espectáculos que recriam momentos importantes da história espanhola e oferecem uma forma divertida de continuar a aprender. Ou a Cidade das Artes e das Ciências, em Valência, um complexo dedicado à divulgação científica e cultural em três espaços diferentes: o Hemisfèric, o Museu da Ciência e o Oceanogràfic. Ambas as visitas podem ser combinadas com passeios pelas cidades históricas de Toledo e Valência, respectivamente, completando uma viagem de vários dias.

londres

CIDADES EUROPEIAS

Viajar pela Europa é também um bom incentivo, especialmente para reforçar a aprendizagem da língua. Neste sentido, as cidades de Londres, Paris e Roma são normalmente as mais recomendadas. Londres, a capital do Reino Unido, oferece uma rica mistura de história, cultura e modernidade, da Tower Bridge ao British Museum, com uma infinidade de opções de lazer e entretenimento.

O mesmo acontece em Paris, a capital francesa, onde os estudantes podem “subir” ao topo da Torre Eiffel, visitar museus como o Louvre e o D’Orsay e conhecer os meandros da Catedral de Notre Dame. Ao mesmo tempo, podem planear uma viagem aos parques temáticos da Disneyland Paris, combinando a arte com um dia intenso de passeios e espectáculos.

RECOMENDAÇÕES PARA ORGANIZAR A VIAGEM PERFEITA

Em qualquer uma destas sugestões, a forma ideal de organizar a viagem perfeita é seguir as recomendações que se seguem:

– Reservem com antecedência para garantir os melhores preços e disponibilidade de alojamento e atividades.

– A combinação de visitas culturais com atividades recreativas mantém os estudantes motivados e empenhados.

– É essencial ter um seguro de viagem e estabelecer regras claras para garantir a segurança de todos os participantes.

– Envolver os estudantes no planeamento pode aumentar o seu interesse e responsabilidade durante a viagem.

 

B travel, viaja a tua vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *