Quatro destinos para uma viagem de filme

Postado em 8 de Maio de 2024

 

O cinema tem a propriedade mágica de nos transportar para onde quer que estejam os protagonistas de cada filme: uma selva, um deserto, uma praia paradisíaca ou as ruas de Roma ou Paris são apenas alguns exemplos. Exemplos que nos convidam a viajar, a pensar em frente ao grande ecrã nas nossas próximas férias, que terá certamente uma resolução superior a 4K. Peguem nas pipocas e prestem atenção. Vamos criar um spoiler, mas sem abrir um precedente, vai gostar deste.

Jordania

Dune e as areias da Jordânia

Um dos maiores sucessos de bilheteira dos últimos tempos é a saga intergaláctica Dune, que nos mostra paisagens desérticas situadas em Abu Dhabi, no Chile e na Jordânia. De facto, nos últimos anos, este último país tem sido capaz de mostrar abundantemente os seus encantos no grande ecrã: The Martian, Rogue One, Prometheus, Lawrence da Arábia e Indiana Jones e A Última Cruzada foram filmados dentro das suas fronteiras.

Um dos pontos-chave é o Vale do Deserto da Lua ou Wadi Rum, uma área protegida reconhecida como Património da Humanidade desde 2011. As suas areias avermelhadas são o lar de animais do deserto, como osgas, águias e camelos, bem como de acampamentos beduínos, onde se pode acampar durante a noite, comer um Zarb ou um churrasco tradicional e observar as estrelas no seu máximo esplendor.

Outro importante local arqueológico da Jordânia é Petra, a capital do antigo reino nabateu. A sua famosa entrada escavada na rocha situa-se no Vale Arabah, que se estende desde o Mar Morto até ao Golfo de Aqaba. Só é acessível através de um desfiladeiro estreito, o que faz com que seja um local mágico que vale a pena visitar.

Grecia

Mamma Mia e as águas turquesa da Grécia

Outro filme que nos incita a viajar (e a cantar) é Mamma Mia, o musical de canções dos ABBA que nos leva a Skopelos, uma ilha do mar Egeu na Grécia. As suas águas azul-turquesa contrastam com as casas caiadas de branco com portadas azuis que sobem a colina.

Esta não é a única ilha grega que descobrimos no grande ecrã: Santorini foi o cenário de Tomb Raider: O Berço da Vida; Henry Cavill percorreu as Cíclades como espião em Argylle; Spetses foi o local de filmagem de Daggers in the Back: O Mistério de Glass Onion; e o clássico Zorba, o Grego, fez os seus famosos passos de dança em Creta.

Conhecer todas as ilhas é um desafio que pode ser alcançado graças aos navios de cruzeiro do Egeu, que facilitam a atracagem em muitos destes portos em poucos dias. E pode ainda visitar a antiga Atenas, passear pela Acrópole e descobrir todas as suas riquezas culturais e gastronómicas.

Nueva Zelanda

Tour da irmandade do anel na Nova Zelândia 

Quantos de nós planeámos visitar a Nova Zelândia antes de ver a trilogia O Senhor dos Anéis? Não imaginávamos que ilhas tão pequenas e remotas pudessem abrigar tanta diversidade e beleza. E agora, quase 25 anos após o lançamento de A Irmandade do Anel, todo o país é um local de culto para os fãs.

É possível visitar o cenário do filme Hobbiton, a aldeia hobbit onde a história começa e onde Bilbo e Frodo Baggins residem, com lagos e prados verdes para longos passeios. Situada em Matamata, na Ilha do Norte da Nova Zelândia, é normalmente a primeira paragem da viagem Tolkien pela Nova Zelândia.

No entanto, o local mais impressionante é o Tongariro National Park, que foi utilizado para encenar Mordor, a casa do maléfico Sauron. Também na ilha norte, este parque natural alberga vários cones vulcânicos activos, bem como lagoas verde-azuladas e trilhos para caminhadas através de áreas muito menos assustadoras do que as exibidas nos filmes. É uma excursão a não perder.

Tailandia

A magia da Tailândia também no grande ecrã

A Tailândia e, sobretudo, as suas praias, têm sido o cenário perfeito para muitos filmes: desde James Bond e as suas tramas de espionagem em O Homem da Pistola de Ouro até Naomi Watts, Ewan McGregor e um jovem Tom Holland a enfrentarem um tsunami em O Impossível, passando por viagens memoráveis como A Praia, que não terminam como os protagonistas esperam.

Vê-los em sessão contínua incentiva-nos a navegar entre os ilhéus de calcário da baía de Phang Nga, a nordeste da ilha de Phuket. A mesma que Leonardo Dicaprio atravessa quando procura uma mudança na sua vida entre as águas cristalinas de Koh Phi Phi e Maya Beach, no Oceano Índico. E muito perto de Krabi, onde foram imortalizadas algumas das cenas que antecederam a onda gigante do realizador Juan Antonio Bayona.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *