Paragens obrigatórias na Rota do Caminho de Santiago do Norte

Postado em 10 de Março de 2021

É o momento perfeito para fazer uma introspecção e se existe viagem que possibilita fazê-lo é o Caminho de Santiago. Uma aventura que remonta a séculos passados e que permite encontrarmo-nos, redescobrir-nos assim como conhecer novas pessoas e lugares que nos marcarão para sempre.

As possibilidades para realizar o Caminho de Santiago são quase infinitas. Podemos selecionar o caminho Inglês, o Francês, o Português, o Primitivo e o do Norte… Hoje, vamos acompanhá-lo nas melhores paragens do Caminho do Norte

Rota do Caminho de Santiago do Norte

O caminho do Norte

A rota do Norte percorre toda a costa norte de Espanha, de este a oeste, de Irún a Compostela. Esta rota, que tem cerca de 820 quilómetros, deixar-nos-á de boca aberta pelas verdes paisagens entre o mar cantábrico e as montanhas que delimitam a costa. 

Ainda que todo o caminho seja digno de mencionar, é importante saber que iremos passar por grandes cidades, como San Sebastián, Bilbao, Santander, Gijón, Avilés e Oviedo, mas também por pitorescas povoações costeiras e por numerosos locais de interior. 

Iniciamos a nossa aventura na Ponte de Santiago, que liga Hendaya com Irún e que marcará a direção para completar esta rota que se divide em 34 etapas e que nos vai levar a lugares como os seguintes.

Rota do Caminho de Santiago do NorteComillas

Passando por umas quantas etapas, chegamos à localidade cantábrica de Comillas. Vindos de Santillana del Mar (localidade que merece igualmente ser visitada com calma, onde não poderá deixar de visitar a famosa Colegiata de Santa Julia e o seu claustro romano).

Não podemos passar por Comillas sem visitar o palácio modernista de El Capricho, um edifício de Antoni Gaudí que capta o seu peculiar estilo. Outros vestígios modernistas que não podemos perder são a Universidade Pontifícia e o Palácio de Sobrellano. 

Se o tempo permitir, um banho na praia urbana de Comillas, de areia dourada e ondulação moderada, será  um bom plano antes de continuar a rota.  

Rota do Caminho de Santiago do NorteRibadeo e a praia das Catedrais

Ribadeo é a entrada da nossa rota em terras galegas, em 2004 foi declarada Bem de Interesse cultural como conjunto histórico, durante a época medieval teve muito peso comercial o qual será possível apreciar nos edifícios que ficam na zona antiga da vila. Não deixe de descer ao cais e ver as vistas da Ria del Eo. 

Outro dos grandes atrativos de Ribadeo é  proximidade com a praia das Catedrais, uma das mais bonitas do mundo e únicas pelo traçado de grutas, passadiços e arcos esculpidos pelo mar ao longo dos séculos. É espetacular poder contemplar a mesma durante a maré baixa. Durante os meses de verão e época alta é necessário uma autorização para visitá-la, uma vez que o acesso é limitado.

Rota do Caminho de Santiago do NorteMondoñedo

Chegando a Lugo encontraremos a bonita cidade de Mondoñedo. A sua catedral, que conta com o emblema de Património da Humanidade desde 2005, é apelidada de “a catedral ajoelhada” pela sua escassa altura de base e as suas características proporções. Na visita não poderá deixar de visitar o interior enquanto admira como a luz passa pelas rosáceas da fachada. 

Passeando pela zona histórica, surpreendentemente bem conservada, atrás da Catedral, surge um grande edifício que desperta a nossa atenção. Trata-se do Real Seminário conciliar de Santa Catalina, que alberga uma das maiores bibliotecas mais importantes de toda a Galiza. 

Antes de continuar com a rota, merece a pena visitar também o Santuário de los Remédios, o Hospital de San Pablo e o Convento de la Concepción.

Rota do Caminho de Santiago do NorteSantiago de Compostela

As últimas etapas da nossa rota decorrem realmente do Caminho Francês, dado que é a forma que temos para alcançar Santiago de Compostela. Uma vez em Santiago podemos ir ao encontro da oficina do peregrino e solicitar a Compostela, a nossa acreditação como peregrinos

Parece-nos obrigatório visitar a Catedral, onde podemos assistir diariamente à Missa do Peregrino. Uma vez aqui, a nossa atenção irá para numerosos detalhes, mas não podemos deixar passar dois: o famoso botafumeiro e o Pórtico de la Gloria, obra prima da escultura românica. 

Na mesma praça onde se encontra a Catedral, a plaza del Obradoiro, destaca-se o Hostal de los Reyes Católicos e o colégio de San Jerónimo. Aproveite para descansar e desfrutar do ambiente desta praça, onde se concentram numerosos peregrinos que também terminam o seu caminho. 

Não podemos sair se Santiago sem desfrutar da sua gastronomia e dos maravilhosos vinhos da zona, que seguramente ajudarão a repor força e energia ao fim de tantos dias de rota.

Rota do Caminho de Santiago do NorteUm extra: Fisterra

Para muitos peregrinos, o caminho não acaba até que se chegue ao “fim do mundo”. Falamos do Cabo de Fisterra. Os romanos pensavam que seria o ponto mais ocidental da terra e que o mundo acabaria aqui. É fácil de entender se pararmos para contemplar a imensidão do oceano a partir do miradouro de Faro (e se for com a luz de final de tarde, ainda mais). Uma medalha de ouro para esta viagem de introspecção e descoberta.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *