Postado em 31 de Julho de 2024

Menorca, a mais tranquila e pacífica das Ilhas Baleares, é um verdadeiro tesouro no Mediterrâneo. Destaca-se pelas suas praias e enseadas, espalhadas ao longo dos seus mais de 200 quilómetros de costa, como as enseadas de Macarella e Macarelleta, de areia branca e águas cristalinas. Ou Cala Pregonda, a norte, conhecida pelas suas areias avermelhadas que contrastam com o azul intenso do mar.

No entanto, Menorca também possui uma rica cultura histórica, locais naturais interessantes e outras atracções de que falaremos nos parágrafos seguintes. Vem e junta-te a nós!

Uma ilha, duas cidades

Menorca tem duas cidades principais: Mahón, no lado leste, e Ciudadela, no oeste. A primeira é a capital da ilha e é famosa por ter um dos maiores portos naturais do mundo, um local vibrante e animado, cheio de restaurantes, bares e lojas ao longo do passeio marítimo.

A cidade tem uma rica herança britânica, visível na sua arquitetura georgiana e em alguns dos seus edifícios históricos, como a Fortaleza de La Mola, uma enorme construção defensiva do século XIX. Por outro lado, o centro histórico alberga igrejas e museus no meio de ruas calcetadas e praças animadas. Exemplos disso são a Igreja de Santa Maria, com o seu impressionante órgão de mais de 3.000 tubos, e o Museu de Menorca.

Em segundo lugar, temos Ciudadela, a antiga capital de Menorca, cheia de história e encanto. O seu centro histórico é um labirinto de ruas estreitas e empedradas, ladeadas por palácios, igrejas e casas senhoriais. A Plaza del Borne, com o seu obelisco comemorativo, é o coração da cidade e um excelente ponto de partida para a explorar.

Entre as suas ruas encontra-se a catedral de Menorca: construída no século XIII no local de uma antiga mesquita, é um magnífico exemplo de arquitetura gótica. Além disso, o porto de Ciudadela é um lugar encantador para passear e desfrutar da gastronomia local nos seus numerosos restaurantes e bares.

Rotas através da pré-história

Menorca tem uma história rica que remonta a milhares de anos. A ilha está repleta de sítios arqueológicos que testemunham o seu passado, como a Naveta des Tudons. Este túmulo coletivo, datado da Idade do Bronze, é um dos exemplos mais bem conservados da cultura talayótica. A estrutura de pedra, que se assemelha a um navio invertido, é um lugar fascinante para os amantes da arqueologia e da história.

Talatí de Dalt é outra importante jazida arqueológica que permite conhecer melhor a cultura e as tradições dos primeiros habitantes da ilha. Este povoado inclui um talayot (torre de pedra), uma taula (monumento em forma de T) e várias habitações e túmulos.

Percorrer a ilha a pé ou de bicicleta

Para além das suas praias e cultura, Menorca atrai a atenção de muitos ciclistas e caminhantes pelos seus percursos bem conservados. O Camí de Cavalls, por exemplo, é um caminho histórico que circunda a ilha ao longo de 185 quilómetros. Foi originalmente usado para defesa e comunicação entre torres de vigia, embora hoje ofereça uma forma excecional de descobrir a natureza e a costa de Menorca.

Também é aconselhável organizar uma excursão ao Parque Natural de S’Albufera des Grau, um dos espaços naturais mais importantes de Menorca. Esta zona húmida alberga uma grande diversidade de aves e é um local ideal para a observação da vida selvagem. O parque oferece vários percursos pedestres que permitem explorar as suas lagoas, dunas e florestas, proporcionando uma experiência imersiva na natureza de Menorca.

Aldeias para fazer uma pausa

Para além de Mahón e Ciudadela, Menorca tem outras cidades que vale a pena explorar, muitas delas com casas caiadas de branco que brilham junto ao azul intenso do mar. É o caso de Fornells, uma pitoresca aldeia piscatória na costa norte. É famosa pelo seu guisado de lagosta, um prato tradicional da gastronomia de Menorca, bem como pela variedade de actividades aquáticas oferecidas nas suas águas calmas e abrigadas.

Durante o dia, também é aconselhável passear pelo labirinto de ruas de Binibeca Vell, tranquilas e tão impressionantes que acabam por ocupar um lugar importante em qualquer galeria fotográfica. E à noite podemos ir até Cala en Porter para desfrutar da sua animada vida nocturna, especialmente na sua Cova d’en Xoroi, uma gruta convertida em bar e discoteca com vista para o mar.

Debaixo (e sobre) o mar

As águas cristalinas de Menorca são perfeitas para a prática de mergulho e de snorkeling. A ilha dispõe de numerosos espaços ideais para estas actividades, graças às suas águas limpas e calmas, que favorecem uma rica biodiversidade marinha entre grutas submarinas, recifes e naufrágios. É possível explorar locais como a Reserva Marinha do Norte de Menorca e a gruta da Catedral, conhecida pelas suas formações rochosas.

Por outro lado, se preferes surfar as águas à superfície, o caiaque e o paddle surf são duas das melhores opções, uma vez que permitem explorar enseadas e praias de difícil acesso a partir de terra, bem como grutas marinhas e falésias. Embora nem todas as praias de Menorca estejam protegidas das ondas: na parte norte da ilha, os ventos são muito mais favoráveis para os praticantes de windsurf e kitesurf, que costumam escolher as praias de Son Bou e Punta Prima para praticar os seus desportos favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *