Paisagens urbanas, montanhas que roçam o céu, cidades centenárias, o ranger dos glaciares, parques naturais avermelhados… Os nossos experientes viajantes recomendam esses lugares do mundo onde não nos cansamos de contemplar a sua absoluta beleza e que sem dúvida nos provocam o famoso síndrome de Stendhal (numerosas e intensas sensações que experimentamos quando somos expostos a lugares ou obras particularmente belas).
Machu Picchu
Milhões de pessoas peregrinam todos os anos até esta “montanha velha”, uma cidadela inca construída perto do ano 1450 e situada a mais de 2.400 metros acima do nível do mar. Um dos lugares mais místicos e misteriosos do mundo. Declarada Património Cultural e Natural da Humanidade pela UNESCO em 1983 e considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno pela New Open Word Corporation em 2007.
Fiordes da Noruega
Descritos como «uma obra de arte da natureza», os fiordes foram formados quando os glaciares recuaram e a água do mar inundou os vales em forma de U. Os fiordes são provavelmente um dos recantos mais majestosos de todo o planeta. Protegidos pela UNESCO e repletos de imponentes penhascos e lindas cascatas, existem mais de mil divididas entre toda a Noruega. Lugares, segundo os nossos especialistas, onde o tempo se move com um ritmo próprio.
Cataratas de Iguaçu
Outra das mais imponentes criações da natureza poderá ser encontrada no coração da selva tropical. Separando as fronteiras entre a Argentina e o Brasil, o rio Iguaçu gera um fantástico choque de 275 cascatas cujo ruído é um dos sons mais belos do universo. A mais famosa das cascatas, conhecida como a Garganta do Diabo, alcança uma altura de 82 metros e supera os 150 metros de largura. Panorâmicas impróprias para cardíacos!
Alpes Suíços
Montanhas que tocam no céu, prados de cor intensamente verde, bosques de pinheiros centenários, lagos majestosos ou pequenas aldeias com encanto repletas de casas de madeira com os seus característicos telhados. Os Alpes Suíços ocupam a maior parte (62%) deste pequeno país da Europa Central, com pouco mais de 8 milhões de habitantes. Trata-se do lugar ideal para os amantes dos desportos de inverno e para aqueles que queiram desfrutar da natureza em todo o seu esplendor.
Canyon do Colorado
Declarado Património da Humanidade em 1979 pela UNESCO, esta vistosa e escarpada garganta mede quase 450 km de comprimento. Escavada pelo rio Colorado, no estado do Arizona, oferece a todos os visitantes imagens únicas, uma ampla variedade de cores de terra e a sensação de imensidão incomparável provocada pela grandiosidade dos seus espaços.
E assim, com o Canyon do Colorado colocamos um ponto nestas sugestões que nos deixaram de boca aberta. Continue atento porque brevemente vamos levá-lo a outros cinco espetaculares lugares que completam este decálogo de sítios imprescindíveis que, sem dúvida, nos cativam pela sua beleza.