Para aqueles que não a conhecem, La Graciosa é uma pequena ilha situada a noroeste de Lanzarote que se tornou num dos segredos mais bem guardados das Ilhas Canárias. Com uma área de 29 quilómetros quadrados e uma população de pouco mais de 700 habitantes, esta jóia natural oferece um refúgio de tranquilidade e beleza incomparável.
Pode-se chegar a ela navegando a partir do porto de Órzola, no norte de Lanzarote, com vista para o impressionante Oceano Atlântico. Ou de helicóptero, se preferir um transporte mais exclusivo, partindo de Lanzarote ou de Fuerteventura. Mas o objetivo final será sempre o mesmo: Caleta de Sebo, o principal porto e o coração da vida e do lazer de uma ilha cheia de experiências.
Praias invulgares
A Graciosa é famosa pelas suas praias virgens de areias douradas e águas cristalinas. A mais famosa delas é Las Conchas, situada na costa norte da ilha, que oferece o cenário perfeito para relaxar e desfrutar do sol. No entanto, é importante ter em conta que as ondas tendem a ser fortes, pelo que não são adequadas para nadadores.
Para estes, o melhor é ir até à Playa Francesa, uma das preferidas dos praticantes de snorkeling e dos mergulhadores, graças às suas águas calmas e límpidas. Apenas a alguns quilómetros a sul de Caleta de Sebo, é um local ideal para passar o dia, com vistas espectaculares da ilha de Lanzarote como pano de fundo.
A Playa de la Cocina é uma pequena baía onde o contraste da areia branca com as formações rochosas de cores vivas cria uma paisagem única e fotográfica. Além disso, o seu mar habitualmente calmo proporciona uma experiência mais íntima e tranquila, sendo perfeito para nadar e praticar desportos aquáticos.
Actividades ao ar livre
Para além dos desportos náuticos que podem ser praticados ao longo da sua costa, o interior da Graciosa é um paraíso para os amantes da natureza e das actividades ao ar livre. Por exemplo, o ciclismo, já que as suas dimensões compactas e o seu terreno relativamente plano fazem com que seja um local ideal para explorar de bicicleta, que pode ser alugada no porto de Caleta de Sebo.
Também oferece vários percursos pedestres que permitem explorar as suas paisagens vulcânicas e costeiras. Alguns dos mais populares são as subidas à Montaña Bermeja e à Montaña Amarilla, que oferecem belas vistas panorâmicas da ilha e do oceano. Por outro lado, é aconselhável percorrer a pé os caminhos que conduzem a algumas das praias e desfrutar das pitorescas paisagens que as rodeiam, especialmente nos arredores de Las Conchas.
Podemos inclusivamente planear excursões nocturnas em qualquer uma destas zonas para observar a noite estrelada. A Graciosa, devido à sua baixa poluição luminosa, é um lugar ideal para a observação astronómica. Não te esqueças da tua lanterna e da tua manta para observar as estrelas!.
Um encontro com a vida local
Caleta de Sebo, a principal povoação da ilha, oferece uma oportunidade para mergulhar na vida local e aprender mais sobre a cultura de La Graciosa. Esta pequena aldeia piscatória mantém um ritmo de vida calmo e autêntico, longe da azáfama turística. Embora não existam grandes centros comerciais em Caleta de Sebo, há pequenas lojas e mercados onde se podem comprar produtos locais, como artesanato, roupas e alimentos frescos.
Estes estabelecimentos oferecem a oportunidade de apoiar os comerciantes locais enquanto se aprende mais sobre a sua oferta gastronómica, que se concentra em produtos frescos e locais, com especial ênfase no peixe e marisco. Alguns dos destaques são o sancocho canario,uma deliciosa caldeirada de peixe, e as lapas grelhadas, que constituem uma autêntica experiência culinária.
Conservação e sustentabilidade
Antes da nossa visita é de salientar que a Graciosa é a maior reserva marinha da Europa, que faz parte do Parque Natural do Arquipélago da Chinijo, o que implica um forte compromisso com a conservação e sustentabilidade tanto da população local como dos visitantes.
Todos os visitantes são incentivados a participar em actividades de voluntariado e a apoiar os projectos de conservação que estão activos na ilha, muitos deles centrados na proteção de espécies marinhas e terrestres. São também encorajados a ser responsáveis com o ambiente, promovendo práticas de pesca sustentáveis e minimizando o impacto humano no ecossistema marinho.
B Travel, viaja a tua vida.