Essenciais na sua viagem ao Egito

Postado em 3 de Outubro de 2022

Chegou o momento de fazer essa viagem com que sempre sonhou: a terra dos faraós está à sua espera. Bem-vindo à imensidão do Egito e a uma das civilizações mais importantes da Humanidade. Prepare-se para descobrir todos os lugares que não poderá perder quando lá estiver.

CairoCairo

Se há uma palavra para definir a capital do Egito, ela é caos. Um dos seus maiores expoentes são os mercados e bazares, cheios de vida e movimento. Khan Al-Khalili, construído em 1382, é o mercado mais importante do Oriente e um excelente exemplo da arquitetura mameluca. Existem mais de 900 bancas e lojas antigas onde se poderá desfrutar de uma chávena de chá e fumar shisha enquanto recupera as suas forças depois de regatear com os vendedores. Não deixe de visitar Fishawi, conhecido como o café dos espelhos, um lugar de culto para os intelectuais que funciona 24 horas por dia.

O Museu Egipcio alberga as estátuas de Zoser ou Akhenaton e o tesouro de Tutankamon entre outros, é o local ideal para relembrar os anos dourados do Egito.

No bairro árabe, na Cidadela de Saladino (construída no século XII e Património da Humanidade), a Mesquita de Alabastro e o Palácio de Gawhara também merecem uma visita.

Pirâmides de GizéPirâmides de Gizé

No arredores do Cairo estão as Pirâmides de Gizé, um dos monumentos mais visitados no Egito. Não é de admirar, dado que é a única das 7 maravilhas do mundo antigo que sobreviveu até aos dias de hoje. É constituída por três pirâmides (as pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos) construídas há mais de 4.000 anos. A maior das três, a pirâmide de Quéops, com cerca de 147 metros de altura, foi construída pelo faraó para o seu próprio enterro.
A Grande Esfinge de Gizé vigia de perto as três pirâmides. Esta escultura monumental, com cerca de 20 metros de altura e 73 metros de comprimento, é uma representação do faraó Khafre com corpo de leão e foi construída cerca de 2.500 a.C. como parte do seu túmulo.

Vale dos ReisVale dos Reis

A apenas 10 quilómetros da cidade de Luxor encontra-se o Vale dos Reis, uma das necrópoles mais importantes do Egito e declarada Património da Humanidade pela UNESCO. É constituído por numerosos complexos funerários de faraós do Novo Império com túneis cheios de hieróglifos e pinturas que descrevem a vida dos faraós. No total há cerca de 63 túmulos encontrados e embora todos eles sejam espetaculares, destacam-se os túmulos de Ramsés VI, Tutmés III, e Tutankamon (que foi a razão pela qual esta zona se tornou popular nos tempos modernos). O túmulo de Seti I, com mais de 120 metros de comprimento, é o mais espetacular de todos os túmulos.

NiloCruzeiro no Nilo

Uma viagem ao Egipto não está completa sem passar alguns dias de cruzeiro no Nilo, um dos rios mais longos do mundo. Famosa pela sua história antiga e pela riqueza da arquitetura que se encontra ao longo das suas margens. A viagem normalmente demora entre 4 a 5 dias de Luxor até Assuão (ou vice-versa). Visitas tais como o Vale dos Reis, o Templo de Karnak ou Colossos de Memnon estão normalmente incluídas no percurso.

Abu SimbelAbu Simbel

Os dois templos escavados nas rochas que compõem o complexo arquitetónico de Abu Simbel foram começados a construir em 1284 a.C., por ordem de Ramsés II, para o próprio culto.  Devido à sua natureza espetacular, foram declarados Património da Humanidade pela UNESCO em 1979. Em 1964, devido à construção da barragem de
Aswan, vários monumentos tiveram que ser realocados para evitarem ficar submersos. A sua fachada, com quatro estátuas com mais de 20 metros de altura entalhadas na rocha, é o prelúdio de um interior repleto de enormes salas decoradas com numerosas estátuas e frescos.

Mar VermelhoMar Vermelho

Para além de templos, pirâmides e desertos, o Egito oferece a oportunidade de descobrir um fundo marinho excecional no mar mais quente do mundo. A elevada salinidade das suas águas permite-nos encontrar espécies de animais únicos enquanto experimentamos atividades aquáticas como o mergulho. O parque Nacional Ras Mohammed é um local a não perder, para além das várias espécies marinhas e aves, encontrará um recife de coral imaculado e praias desertas.  E se gosta de atividade, a cidade de Hurghada, com a sua marina de recreio, é o ícone do turismo do Mar Vermelho.

Monte SinaíMonte Sinai

Na península que lhe dá o nome, encontra-se este pico com mais de 2.000 metros de altura, que sem ser o mais alto é o mais sagrado, uma vez que a Bíblia situa neste local o momento em que Deus transmitiu os 10 mandamentos a Moisés. O pôr-do-sol (e o nascer do sol) visto desta montanha é verdadeiramente espetacular. Aos seus pés encontra-se o Mosteiro de Santa Catarina ou Mosteiro da Sarça Ardente, porque está localizado no local exacto onde Moisés o viu. Considerado o mosteiro cristão mais antigo do mundo, datado do século IV d.C. e declarado Património da Humanidade pela UNESCO.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *