Alguma vez disse a si próprio “Como gostaria de estar longe de tudo, de desaparecer por algum tempo”? Então apresentamos-lhe a Riviera Maya, um paraíso onde pode desligar, desfrutar de inúmeros prazeres e até desaparecer.
A Riviera Maya está localizada na Península de Yucatan no México e é atualmente um dos destinos turísticos mais conhecidos do mundo. Areia branca, água de cor esmeralda e cristalina… De Cancún a Tulum, passando pela Praia del Carmen onde se pode desfrutar de uma magnífica paisagem idílica. E o que se faz no paraíso? Para além de usar o fato de banho e óculos de sol durante todo o dia, há muitos lugares para visitar na Riviera Maya, onde podemos encontrar entretenimento, diversão e cultura. Queremos apresentar-lhe 5 lugares que são essenciais para a sua visita.
1.- Tulum
Tulum, que significa “muralha” em maia, é um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a Riviera Maia. É muito popular por mostrar o seu encanto graças às suas ruínas localizadas na orla do Mar das Caraíbas, sendo uma das únicas zonas arqueológicas que se localiza na orla de uma falésia, de onde se pode ver a praia Paraíso. Compreende agora porque é uma visita essencial?
E o que seria da nossa viagem sem visitar um ou dois cenotes? Estes belos poços de água são imperdíveis no México e existem para todos os gostos: escondidos, cobertos, à superfície, ideais para famílias ou para aventureiros… Seja qual for o caso, há certamente um que é ideal para si, para desfrutar nadando, mergulhando ou fazendo snorkeling. Se nos permite uma sugestão, não perca o Gran Cenote, localizado numa caverna com uma parte aberta, com fundo de areia e água absolutamente transparente.
2.- Chichén Itzá
É obrigatório para qualquer turista que viaje à Riviera Maia, visitar Chichen Itza, uma das sete maravilhas do mundo moderno. Esta zona arqueológica é mais conhecida pela monumental pirâmide de Kukulkan, construída no século XII para culto e mede 24 metros de altura e 55 metros na base. Fundada pelos Maias, Chichen Itza é uma mistura de entretenimento, história e cultura, onde sem dúvida, estará ansioso por conhecer mais.
O complexo arqueológico é constituído por numerosas estruturas com várias funções, por exemplo: o Caracol, o templo dos Guerreiros, o grupo das mil colunas… também pode encontrar o maior campo de jogo de bola de toda a América Latina, com 166 metros de comprimento. A poucos metros de distância temos outra visita essencial: o Cenote Sagrado, um antigo local de peregrinação para os Maias.
3.- Lagoa de Bacalar
Depois de um dia intenso, certamente deseja um pouco de calma, por esta razão recomendamos a Lagoa Bacalar, que em maia significa “lugar onde nasce o céu”. O seu nome assenta-lhe como uma luva, porque ao longo do dia a água muda de cor em diferentes tons de azul, basta deitar-se na espreguiçadeira, refrescar-se e desfrutar das maravilhas que a natureza tem para si.
4.- Praias Xcacel, Akumal e Xpu-Ha
As praias de Xcacel, Akumal e Xpu-Ha são algumas das melhores praias do mundo: palmeiras solitárias, águas turquesa, barreiras de corais magníficas, ondas suaves, areia branca, tartarugas marinhas… em poucas palavras, o Éden na terra. Como reservas ecológicas com recifes de coral, estas praias tornaram-se um local imperdível para visitar. Embora sejam praias naturais e longe de hotéis e resorts, também encontrará bares, restaurantes e vários serviços para atividades aquáticas.
5.- Izamal
Localizada na região centro-norte do estado, a 72 km da cidade de Mérida, Izamal deve o seu nome a um personagem de origem mítica e de singular sabedoria, o sacerdote dos Mayas Itzamna (“Orvalho que desce do céu”). Considerada uma das mais belas cidades do México, todas as casas, ruas, lojas e igrejas estão pintadas de amarelo dourado, razão pela qual a cidade é apelidada de Cidade Amarela. É impossível não fazer um passeio por esta cidade para ver, entre outras maravilhas, o antigo convento de San Antonio de Pádua, o templo da Virgem da Candelária ou o templo de Kinich Moo.