Destinos para os amantes do street art

Postado em 4 de Abril de 2024

A plataforma Street Art Cities já publicou a sua lista das 50 melhores obras de arte de rua do mundo para o ano de 2023. Muitas delas podem ser encontradas em Espanha, de facto, as três primeiras na categoria de Melhor Mural do Mundo encontram-se na Galiza, mais concretamente em Fene (Corunha), Nigrán (Pontevedra, muito perto de Baiona) e na cidade de Lugo.

Por outras palavras, os amantes do graffiti e da arte de rua têm uma grande oportunidade de encontrar maravilhosas obras de arte em Espanha. No entanto, nenhuma das nossas cidades está no ranking das que têm mais murais. Gostaria de ver alguns deles? Aqui deixamos-lhe uma seleção para que possa organizar as suas próximas férias para “a caça e a captura” da melhor arte de rua.

New York

Nova Iorque 

A chamada “Big Apple” é  uma das zonas mais ricas em arte de rua, que, como na maioria das cidades, se transforma ano após ano. Manhattan, Brooklyn, Queens e Bronx acumulam uma grande parte das obras, entre as quais se destacam as de Eduardo Kobra ou Tristan Eaton.

Nas ruas do Soho, Little Italy, Chinatown e Lower East Side, podemos encontrar rostos conhecidos colados à parede, como os de Prince e Audrey Hepburn. Mas uma das paredes mais movimentadas para artistas e fãs é a da Bowery Street e da Houston Street, onde assinaturas como a de Banksy deixaram a sua marca.

Bergen

Bergen e Stavanger

Se procura uma alternativa de lazer depois de navegar pelos fiordes da Noruega, Bergen é a cidade ideal para si. Tem cerca de 1500 obras de arte de rua de artistas como Argus, AFK, TEG, DOT DOT DOT, Pøbel e Dolk, depois de uma dura cruzada das administrações norueguesas contra os graffiti.

No entanto, desde o início do século, a mentalidade mudou radicalmente e até as obras e iniciativas relacionadas são financiadas com dinheiro público. Um exemplo é o festival de arte de rua NuArt em Stavanger, outro ponto obrigatório numa viagem aos fiordes. Aqui pode encontrar alguns dos mais importantes artistas de arte de rua de todo o mundo, que ano após ano pintam as suas obras nas fachadas desta cidade.

LAX

Los Angeles e São Francisco

Viajar ao longo da costa oeste dos Estados Unidos é outra boa maneira de desfrutar de uma boa dose de arte de rua. Entre Los Angeles e São Francisco (onde se destaca o Mission District), há quase 3.000 obras de arte de qualidade pintadas nas suas paredes. Mas a maioria delas, mais de 2.000, encontram-se em Los Angeles.

Aí, podemos passear e apreciar durante horas a Melrose Avenue, onde a arte de rua aparece em cada esquina. De facto, no número 7850 da Melrose Avenue encontra-se o famoso “Wings” de Colette Miller, um local fotográfico que não pode faltar na sua viagem, onde se pode transformar em anjo na “nossa” cidade.

BERLIM

Berlim

Dado o seu passado histórico, Berlim é uma das cidades do mundo onde o graffiti se tornou uma tradição. Os muros do seu parque Gleisdreieck são um constante berço de obras de arte, prestando homenagem àquelas que ficaram na parte do Muro que não foi derrubado e que hoje é conhecido como East Side Gallery.

Quase um quilómetro e meio de galeria de arte ao ar livre, de acesso livre, junto às margens do rio Spree, onde se podem encontrar obras de 118 artistas de todo o mundo. Quase todas elas são de cariz reivindicativo, muitas delas recordando os tempos difíceis em que a cidade estava dividida em duas, e entre as quais se destaca o famoso beijo entre o líder da antiga URSS, Leonid Brezhnev, e o chefe de Estado da República Democrática Alemã, Erich Honecker.

Uma visita obrigatória para quem gosta de arte de rua aliada à nossa história recente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *