Se lhe apetece desfrutar da natureza no seu máximo esplendor, seguramente que já lhe passou pela cabeça uma viagem até Costa Rica: Vulcões ativos, florestas tropicais, fauna selvagem e praias virgens são alguns dos atrativos que farão com que fique encantado por este singular destino e conhecer em primeira mão a “Pura Vida”.
Antes de aterrar na Costa Rica, interiorize bem a sua filosofia.
“Pura Vida” é muito mais do que uma frase feita, simboliza a forma como os locais enfrentam o dia a dia. Sem preocupações, com um ritmo tranquilo e desfrutando de qualquer pormenor que encontrem no seu caminho. Que mais necessita quando está num paraíso como este? Assim sendo, já sabe qual é o seu novo mantra: “Pura Vida”.
Descubra a força da natureza: terra de vulcões
Uma das imagens mais icónicas da Costa Rica é a dos seus vulcões ativos. Destaca-se entre todos o vulcão Arenal, um dos mais bonitos e imponentes do mundo com 1.670 metros. Ainda que esteja há alguns anos em repouso (desde 2011 que não jorra lava) a sua energia continua latente e até podemos ver em seu redor uma pequena auréola de fumo que nos faz ter o respeito por este grande colosso merece. Ao redor foi criado o Parque Nacional Vulcão Arenal, com um espetacular miradouro para o cone vulcânico, um lago de águas termais e numerosos trilhos que nos permitem observar os vestígios dos antigos rios de lava.
Se tiver tempo, não deixe de visitar o vulcão de Poás, ativo com uma das maiores crateras do mundo, situado na cordilheira vulcânica central e o vulcão de Irazú, o mais alto da Costa Rica, conta com cinco crateras e umas vistas simplesmente impressionantes.
Berço da biodiversidade: os parques naturais
Devido à sua posição geográfica e a variedade de climas que apresenta, a Costa Rica é considerada um dos países com maior biodiversidade do mundo. Contribui muito a cultura de cuidado que têm do seu território, onde 25% do mesmo está declarado como área protegida.
O Parque Nacional Manuel Antonio é um bom exemplo, com a perfeita combinação de selva tropical, praias e recifes de coral. Ao percorremos os trilhos podemos encontrar preguiças, macacos saimiri, iguanas e caranguejos entre outras muitas espécies animais que habitam no parque. Poderá terminar a visita descansando ou fazendo snorkeling nas paradisíacas praias de Manuel Antonio ou Espadilla Sur.
Por outro lado, o Parque Nacional de Tortuguero é uma das áreas mais silvestres e com maior diversidade da Costa Rica. Aqui podemos ver desde as famosas rãs venenosas até as tartarugas verdes que deram o nome ao parque, dado que esta localização é um dos principais lugares de desova para esta espécie em vias de extinção.
O Parque Nacional del Corcovado, que recebeu o nome por causa do vulcão que aí existe, é um dos mais inexplorados da zona. Poderá aceder através de avioneta ou barco e, uma vez em terra, terá perante si mais de 41.000 hectares repletos de flora e fauna dispostas a surpreendê-lo. Fique muito atento para ver se consegue localizar o icónico sapo de olhos vermelhos, antas, papagaios, entre muitos outros animais.
Praias virgens: surf, relax e avistamento de baleias
Se depois de tanta natureza quiser optar por um pouco de praia, não pode deixar de visitar a zona de Tamarindo, com praias virgens como a Reserva Conchal. Para além de banhos em águas cristalinas, poderá surfar e até mesmo avistar baleias jubarte.
A “Costanera Sur “ou “Rota 34”, levá-lo-á a uma multitude de praias virgens. Destacamos a Praia Dominical, uma praia muito extensa onde poderá praticar surf nas zonas mais rochosas ou relaxar um pouco mais longe: Praia Ventana, uma praia pequena com grutas rochosas bastantes espetaculares ou Praia Uvita, situada no parque Marino Ballena e onde poderá avistar baleias.
Não espere mais, Costa Rica é o destino que estava à procura! Prepare-se para não deixar de repetir “Pura Vida”.