Postado em 3 de Maio de 2021

O street art de Bruxelas, os canais de Bruges, a vida universitária de Gante, as cervejas, o chocolate, as batatas fritas… bem-vindo à Bélgica! Acompanhamo-lo na descoberta deste  interessante país, cujas cidades o vão surpreender e transportar numa viagem entre o passado e o futuro.

Bélgica, um país de contrastesBRUXELAS

A chamada capital da União Europeia é uma das cidades mais multiculturais de toda a Europa. Desde o moderno bairro da UE aos tradicionais edifícios do seu Grote Markt ou Grand Place, onde destacam a Câmara Municipal do século XV e as antigas casas das guildas.

Ao caminhar, faça-o olhando em frente, não perca nenhum dos fascinantes murais que encontrará nas fachadas da cidade. Marque-os no mapa do seu passeio pela cidade. Poderá encontrar o Asterix, os Smurfs, o Tintim e muitos mais enquanto caminha pelas ruas comendo um delicioso waffle ou entre num dos inúmeros bares para degustar um prato de mexilhões acompanhado de uma cerveja. E já que está em Bruxelas, não podemos deixar de recomendar que prove a típica cerveja local, a lambic, obtida com leveduras silvestres de fermentação espontânea e de caráter ácido. Se o quiser fazer num lugar especial e charmoso, siga até La BecasseNeste pequeno e escondido restaurante de madeira poderá degustá-la acompanhada de queijo típico. 

Poderá encontrar inúmeros edifícios e monumentos para visitar distribuídos pelos diferentes bairros da cidade. Não perca Mont des Arts, onde terá uma vista incrível do centro histórico de Bruxelas, e em cujo redor se encontram o Museu Magritte e o Museu de Instrumentos Musicais, localizado no espetacular edifício de art nouveau Old England. Também é imprescindível visitar o Museu de banda desenhada Belgian Comic Strip Center, que com sua coleção de mais de 6.000 originais, o ajudará a entender o processo de criação de uma das artes mais enraizadas na Bélgica.

Não perca a oportunidade de visitar o Atomium, uma estrutura de 102 metros de altura composta por 9 esferas de aço, cada uma com 18 metros de diâmetro. Aqui irá encontrar exposições e uma boa panorâmica da cidade e arredores. Para terminar, não podemos esquecer um dos símbolos de Bruxelas, o Manneken Piss. Esta pequena estátua de bronze de um menino a fazer xixi,  concentra turistas entusiasmados para ver os diversos trajes que vestem a estátua.

Bélgica, um país de contrastesBRUGES

Graças à excelente rede ferroviária belga, podemos descobrir várias cidades nesta encantadora região de Flandres. Da estação central de Bruxelas podemos chegar às restantes cidades numa curta e confortável viagem, Bruges é uma delas. Localizada a 90 quilómetros de Bruxelas, tem o mérito de ser a cidade belga mais visitada. E é perfeitamente compreensível, pois ficará completamente apaixonado ao ver a magia que emitem os seus canais.

Como em todas estas cidades, deverá visitar o Grote Markt, ponto de encontro por excelência . Aqui encontrará o campanário de Belfort, com uma das melhores vistas da cidade, após subir os seus 365 degraus.

Conhecida como a “Veneza do Norte”, não deve partir sem embarcar num dos pequenos barcos que atravessam os canais e oferecem uma vista de outra perspetiva, romântica e espetacular.

Bélgica, um país de contrastesGANTE

Continuamos o percurso com outra cidade medieval que contrasta com a modernidade de Bruxelas. Falamos de GANTE, com um ambiente universitário incrível contando com uma das universidades mais importantes da região. É fácil de entender quando vemos todas as esplanadas e margens dos canais frequentados por jovens que aproveitam o seu tempo livre para desfrutar de um pouco de sol e umas cervejas.

Uma vez na cidade, se quiser mergulhar na sua atmosfera medieval, deverá visitar o imponente castelo (Gravensteen), com um detalhado museu de instrumentos de tortura. Também não poderá faltar no seu percurso uma paragem na Ponte de San Miguel, onde encontrará a típica imagem dos edifícios flamengos e que o aproximará de outros edifícios imprescindíveis como são a Igreja de St. Nicholas e a Catedral de St. Bavo.

Não deixe de subir à Torre do Campanário, onde encontrará as melhores vistas da cidade e poderá descobrir em profundidade a complexa arquitetura dos edifícios que referimos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *