Barcelona através da obra de Gaudí

Postado em 24 de Maio de 2021

Ao passear pelas ruas de Barcelona encontramos sem esforço numerosos edifícios com a influência modernista de Antoni Gaudí. Barcelona não seria ela mesma sem todos estes recantos tão conhecidos e belos. Na sua próxima visita a esta cidade não poderão faltar na sua lista os seguintes pontos que para além de tudo foram declarados Património da Humanidade pela Unesco:

A Sagrada Família, BarcelonaA Sagrada Família

Será talvez, o expoente máximo da obra de Gaudí e da arquitetura modernista na Catalunha. Este titânico projeto teve inicio em 1882 e foi continuado pelos discípulos de Gaudí, após a sua morte em 1926. Durante o seu tempo à frente do projeto teve tempo de complementar a cripta e parte da fachada do nascimento. A previsão é finalizar a construção do templo em 2026, coincidindo com o centenário da morte de Gaudí.Casa Vicens, Barcelona

Casa Vicens

Casa Vicens poderá ser considerada a primeira obra maestra de Gaudí e prelúdio de todas as edificiações que vieram em continuação. Datada de 1883 e situada no bairro de Gracia, uma das coisas mais dignas de apontamento desta edificação é o telhado, dado que é o primeiro telhado possível de transitar da obra de Gaudí e constitui um excelente miradouro.   Destacar ainda a influência oriental que se pode ver nos azulejos, arcos ou ladrilhos  expostos

Casa Batló, BarcelonaCasa Batló

Situada no Paseo de Gracias encontra-se este edifício datado de 1860, e que foi reformulado por Gaudí em 1904 após ter sido adquirido pelo empresário Josep Batló, Gaudí modificou completamente a fachada, o pátio de luzes e a construção interior,  transformando-o numa autêntica obra de arte. Cabe destacar o telhado do edifício, cujas coloridas telhas de cerâmica recordam o lombo de um dragão. Atualmente, a Casa Batló é, além de um ícone de Barcelona, uma referência imprescindível para quem pretenda conhecer a obra de Gaudí. 

La Pedrera, BarcelonaLa Pedrera

Ainda no Paseo de Gracia encontra-se outro projeto de Gaudí, no auge da polémica durante a sua construção: La Pedrera ou Casa Milá. Encarregado pelo casamento de Milá em 1906, Gaudí teve problemas com estes por exceder o orçamento e acabaram nos tribunais.  Igualmente teve que lidar com a Câmara da cidade por ter construído um pilar que ocupava parte da calçada. Após todas estas incidências, em 1912 foi finalizada esta titânica construção que resulta em dois blocos de vivendas dispostas à volta de dois pátios interiores comunicantes e destaca a sua maestria na combinação da pedra e da forja. Na atualidade acolhe a Fundación La Pedrera e aloja um importante Centro Cultural de referência.  

Park Güell, BarcelonaPark Güell

Em último, destacamos o espetacular Park Güell, localizado na parte superior da cidade, na ladeira sul do Monte Carmelo. Foi em 1900 quando se iniciou a construção deste parque modernista que em suas origens se pensou para albergar uma urbanização exclusiva e cujo fracasso fez com que hoje seja possível desfrutar deste parque público com mais de  12 hectares. Destacam-se as suas escadarias, os bancos curvos feitos  de trencadís (técnica decorativa em que consiste numa espécie de mosaicos feitos pedaços de cerâmicas irregulares) os passadiços e caminhos de pedra e a casa museu Gaudí, que mostra a residência do arquiteto complementada com mobiliário também desenhado pelo próprio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *