Quem nunca terá sonhado alguma vez em viajar para as ilhas Canárias e desfrutar das suas maravilhosas praias? Sem dúvida que é o destino perfeito para os amantes do bom tempo, dado que a temperatura anual do arquipélago ronda os 22º C e têm em média cerca de 300 dias de sol por ano. Assim sendo, as Ilhas Canárias ganharam o apelido de “ilhas afortunadas” e transformaram-se num dos destinos de férias favoritos durante todo o ano.
Dispõe de mais de 1.500 quilómetros de costa que nos surpreende com as maravilhosas praias e enseadas. Destacamos as mais procuradas:
1. Famara – Lanzarote
A praia de Famara, situada a noroeste da ilha de Lanzarote, é uma praia virgem muito popular entre os amantes do surf pela incidência do vento e pelas correntes de água.
Protegida por enormes falésias, oferece um pôr do sol dos mais bonitos da ilha. Uma recomendação que o deixará boquiaberto: suba ao miradouro de Bosquecillo para desfrutar das magníficas vistas da praia.
2. Praia Cofete – Fuerteventura
A praia de Cofete é das mais espetaculares de Fuerteventura. São 12 km de praia virgem rodeada do maciço montanhoso de Jandía (com as montanhas mais altas da Ilha). A escassez de serviços turísticos e as estradas em terra batida que conduzem à praia fazem com que a afluência não seja massiva. Ainda que o banho seja permitido, há que ter cuidado com as fortes correntes e ondulação. É aconselhável subir ao miradouro que existe junto ao parking para podermos desfrutar das preciosas vistas desta impressionante praia.
3. Las Teresitas – Tenerife
O facto de ter instalado uns diques que atenuam as ondas, é uma opção ideal para passar um dia em família. Situada a norte da ilha numa antiga aldeia de pescadores, poderá aproveitar para desfrutar dos bares e “chiringuitos” da zona de algumas das melhores opções de peixe de toda a ilha.
4. Praia de Nogales – La Palma
A praia de Nogales talvez seja a praia mais bonita de Palma. Encontra-se no norte da ilha, rodeada de uma paisagem rural com montanhas e lava. Destaca-se pela sua areia negra e vulcânica e o espetacular penhasco através do qual se acede à praia. É um destino ideal para surfistas e, nos dias de mar calmo, tomar banho nesta praia é uma autêntica delícia.
5. Corralejo – Fuerteventura
Algumas das melhores praias das Canárias encontram-se em Fuerteventura, nas imediações das Dunas de Corralejo, uma reserva natural formada por dunas de areia que conta com 9 km de costa. Todas as praias têm em comum as águas cristalinas e uma areia branca formada por conchas erodidas. Se pretender praticar desportos náuticos, como por exemplo o surf, o melhor será ir até às praias da zona norte. A zona central é a que tem maior ocupação e a sul poderá encontrar as praias mais pequenas e naturais.
6. Maspalomas – Gran Canaria
As praias de Maspalomas, no sul de Gran Canaria, são sem dúvida das mais populares da ilha. Trata-se de uma das mais extensas e é famosa principalmente pelas suas dunas de areia (mais de 400 hectares!). Nesta praia encontramos vários atrativos: é ideal para praticar desportos náuticos, existem zonas onde é permitido praticar nudismo e conta com todos os serviços como chuveiros, espreguiçadeiras e “chiringuitos”. Vale ainda a pena visitar o seu antigo farol que data de 1861.
7. Papagayo – Lanzarote
Esta praia de Lanzarote faz parte da reserva natural de Ajaches e é ideal para aqueles que queiram praticar snorkeling em águas excecionalmente turquesas. Considerada como uma praia ideal para todos os públicos dado que a sua forma de ferradura protege-a do vento e a água geralmente é calma. A paisagem também merece ressalva, onde se pode avistar o ilhote de Lobos e a ilha vizinha de Fuerteventura. É uma praia muito popular, pelo que convém ir cedo.
8. Charco Azul – El Hierro
Ainda que não se trate exatamente de uma praia, não podemos deixar de mencionar o Charco Azul, uma piscina natural que constitui uma das zonas de banho mais importante de El Hierro e um ponto a não perder da ilha mais pequena das Canárias. Ideal para praticar snorkeling, a gruta que contém a melhor piscina de Charco Azul não tem mais de 10 metros de largura por 6 metros de comprimento, ainda que exista outro “charco” de maiores dimensões a céu aberto.