Se é uma daquelas pessoas que se sentem fascinadas pelo cheiro dos livros antigos, este post é para si. Hoje, gostaríamos de recomendar um passeio entre livros pelas bibliotecas mais bonitas do mundo. Vamos?
Real Gabinete Português de Leitura, Rio de Janeiro
Este magnífico espaço foi fundado em 1837 por um grupo de quarenta e três imigrantes portugueses, refugiados políticos, com o objetivo de promover a cultura entre a comunidade portuguesa. A grande Sala de Leitura, a sua principal atração, alberga mais de 350.000 livros, incluindo grandes obras sobre a cultura da língua portuguesa. Todos estes volumes estão distribuídos por 3 pisos. Destacam-se a claraboia de vidro com caixilharia de ferro que permite a passagem de luz natural ao longo do dia e as escadas e corrimões de ferro e bronze.
Biblioteca do Trinity College, Dublin
É a maior biblioteca de investigação da Irlanda e uma das mais belas e antigas do mundo. Mais de 4 milhões de livros revestem as suas paredes de madeira quase até ao teto. Passear pela Long Room é um verdadeiro prazer que partilhamos com os bustos de mármore que a habitam. De todos os seus volumes, destaca-se o Livro de Kells, um texto em latim dos quatro evangelhos, datado da Idade Média e considerado a principal peça do cristianismo celta.
Biblioteca Pública, Nova Iorque
De certeza que já viu esta biblioteca em filmes (Ghostbusters e O Dia Depois de Amanhã, entre outros). Está localizada no Edifício Schwarzman e a sua famosa entrada, com uma escadaria guardada por leões de mármore, dá-nos as boas-vindas a um interior com paredes de mármore e tetos com frescos. O Rose Main Reading Room é o coração da biblioteca, onde encontrará muitos nova-iorquinos sentados em mesas de madeira a consultar volumes ou a procurar inspiração.
Biblioteca da Universidade de Salamanca
É a biblioteca universitária mais antiga de Espanha. Conhecida como Biblioteca Geral Histórica de Salamanca, foi fundada por Alfonso X, o Sábio, e a sua construção atual data do século XVIII. Na sua sala abobadada, encontra-se uma vasta coleção de volumes – incluindo mais de 3000 manuscritos e 500 incunábulos – que enchem as suas estantes de pinho e a sua pequena sala.
Biblioteca Nacional Austríaca, Viena
A maior biblioteca da Áustria alberga cerca de 4 milhões de livros. O seu imponente Salão de Gala é um dos seus pontos fortes: com quase 80 metros de comprimento e 30 metros de altura, que terminam numa cúpula central. O imperador Carlos V está bem presente nos frescos coloridos e na estátua que preside o salão. As estantes de madeira com ornamentação em ouro são outra das grandes atrações da biblioteca.
Abadia de Admont, Alpes
A maior biblioteca monástica do mundo está situada no Parque Nacional de Gesäuse: a biblioteca da Abadia de Admont, fundada em 1704. O seu estilo barroco tardio não deixa ninguém indiferente. Desde o chão de mármore vermelho, branco e cinzento até aos frescos no teto que mostram a união da religião, da arte e da ciência. Os mais de 200.000 livros do espaço escondem grandes tesouros, incluindo mais de 1.400 manuscritos e 530 incunábulos.
Theological Hall, Praga
Construída entre 1671 e 1679, a Sala Teológica do Mosteiro de Strahov tem um estilo barroco marcado com influências italianas que se encontram tanto nos tetos como nas estantes. Estas albergam 18.000 livros de temas essencialmente teológicos, incluindo diferentes edições da Bíblia e até fragmentos em diferentes línguas.
Tianjin Binhai, Tianjin (China)
Se até agora destacamos bibliotecas com um estilo clássico, a Tianjin Binhai vem romper completamente com esta estética. A construção desta biblioteca futurista foi concluída em 2017, como parte de um projeto ambicioso para transformar a área num verdadeiro distrito cultural. No interior, apresenta um auditório esférico luminoso e estantes em cascata do chão ao teto, em cinco níveis diferentes, que albergam mais de 1,2 milhões de livros.