Um dos destinos mais recomendados para começar a conhecer o Sudeste Asiático é a Tailândia, um país de contrastes cheio de charme: há espaço para experienciar a agitação nas ruas das suas principais cidades, bem como praias com águas calmas, santuários naturais e templos para retiro. Tudo isto acompanhado por uma gastronomia rica que não pode ser descurada.
Como podemos percorrê-lo? Chegar em voo desde Portugal via Madrid é simples, assim como sair do aeroporto por todas as suas regiões. Quer aventurar-se?
Bangkok e os seus canais
Alguns comparam a atual capital da Tailândia, Bangkok, a Veneza por causa dos canais que a atravessam. É por isso que uma maneira interessante de conhecer a cidade é de barco, especialmente nas águas do Khlong Saen Saep, o canal central de 72 quilómetros de extensão que atravessa 21 distritos e que liga ao centro histórico da cidade.
Ao longo de suas ruas também pode visitar: o Grande Palácio, que abriga o Templo do Buda de Esmeralda; o Mercado Chatuchak, com mais de 8.000 lojas onde o regateio faz parte do cotidiano; o templo Wat Pho e seu grande Buda reclinado de 15 metros de altura; e o grande rio Chao Phraya, que pode ser navegado, por exemplo, num cruzeiro com jantar.
Ilhas e praias
De Bangkok, em direção ao sul, em ambos os lados da Península Malaia, encontramos algumas das ilhas e praias mais encantadoras da Tailândia. Pode optar por aquelas nas margens do Mar de Andaman, a oeste, ou aquelas que fazem fronteira com o Golfo da Tailândia, a leste.
No primeiro grupo, as mais conhecidas são as de Phuket e Krabi, ideais para desportos aquáticos e onde luxo e vida noturna andam de mãos dadas. A partir destes pontos é muito mais acessível chegar à Baía de Phang Nga, com paisagens espetaculares, grandes formações cársicas que saem da água e praias paradisíacas.
Civilizações antigas
Outra das rotas mais recomendadas é a que vai de Bangkok a Chiang Mai, que atravessa grandes extensões de selva, bem como as cidades históricas de Ayutthaya e Lopburi, que já foram as capitais dos reinos que se estabeleceram nestes territórios. Ambas destacam-se pelas suas espetaculares ruínas, reconhecidas em alguns casos como Património Mundial pela UNESCO.
No caso de Lopburi, que tem cerca de 1.000 anos, é possível aceder a Wat Phra Sri Mahathat, o antigo palácio real, onde edifícios budistas e hindus com centenas de anos de história podem ser encontrados. E se programar a sua viagem para a última semana de novembro, pode encontrar o Festival do Macaco, onde os macacos são os reis.
Compras no mercado
Algumas linhas atrás, falamos sobre o Mercado Chatuchak de Bangkok, mas não é o único na Tailândia. É aconselhável ir ao Mae Klong, com produtos frescos, e testemunhar a remoção das lojas, colocadas na linha férrea, à medida que o comboio passa.
Também pode visitar os mercados flutuantes de Taling Chan, Amphawa e Damnoen Saduak, onde pode encontrar as lojas tanto na costa como na água. E, claro, compre no próprio barco onde navegou para visitá-los.
Santuários de elefantes
Apesar do exótico que é passear num elefante e do facto de durante anos ter sido uma atração turística em diferentes países do Sudeste Asiático, a sociedade está cada vez mais consciente da gravidade desta prática, uma vez que domar um elefante significa torturar o animal desde muito jovem.
Felizmente, os turistas agora preferem visitar os refúgios que hospedam muitos desses animais, como o Parque Natural do Elefante, em Chiang Mai, no norte da Tailândia, ou os parques de Phuket e Koh Samui. O seu objetivo é resgatar elefantes explorados para que possam ter uma vida comunitária num espaço natural e tranquilo, permitindo a visita e interação respeitosa dos visitantes de forma a serem financiados.
Na verdade, se optarmos pelo de Chiang Mai, podemos aproveitar a oportunidade para subir a montanha mais alta da Tailândia: Doi Suthep, a cerca de 1.600 metros de altura, na qual fica o templo Wat Phra That Doi Suthep. É um centro de peregrinação para budistas que, graças à sua localização geográfica, também se tornou num espaço perfeito para admirar as paisagens da região.
Comments:
2 thoughts on “5 lugares essenciais para conhecer a Tailândia”
Interessante.
Quais as condições… preço… época do ano…
Obrigada
Olá, boa tarde, para responder a sua solicitação, precisamos, por favor, que nos envie um e-mail para apoioaoviajante@bthetravelbrand.pt, com os seus contatos e uma das nossas agências irá entrar em contato. Obrigado/ cumprimentos