Tenerife é um destino turístico que oferece centenas de opções para desfrutar da ilha. Estes são os 10 itens essenciais que não deve perder durante a sua visita:
1.- Idílica (e maravilhosa natureza)
Tenerife possui 43 áreas protegidas que ocupam metade do seu território (48%). Destaca o Parque Nacional do Teide, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Com 3.718 metros, é o pico mais alto de Espanha. É uma zona vulcânica e conta com um teleférico que permite subir quase até ao cume, com vistas espetaculares. No Parque Rural de Anaga e no Parque Teno, com as suas florestas Laurissilva – uma relíquia do Terciário – ficará surpreendido com os seus fetos gigantes, dando-lhes um ar de conto de fadas. O Penhasco Los Gigantes, com uma altura de até 600 metros acima do mar, é mais um lugar que o irá hipnotizar.
2.- Infinitas opções de lazer
A diversão faz parte do DNA da ilha: beach clubs e rooftops de sonho, espetáculos originais e variados, festivais com as melhores estrelas musicais e ainda o Carnaval, um dos mais importantes do mundo. A oferta de lazer em Tenerife inclui outras opções, como descansar numa das suas incríveis praias para apanhar sol e realizar inúmeras atividades como a canoagem, o windsurf, o surf ou o mergulho. Também podem andar de bicicleta, BTT, fazer trilhos a pé ou parapente para sobrevoar as suas incríveis paisagens.
3.- Refrescantes praias e piscinas
As praias e o sol de Tenerife combinam perfeitamente o que atrai milhões de visitantes todos os anos. Praias de areia dourada ou preta (cor que outorga a origem vulcânica da Ilha, como Playa Jardín em Puerto de la Cruz), existem tanto no norte como no sul e oferecem a possibilidade de tomar banho e se bronzear. As piscinas naturais criadas por lava solidificada, conhecidas em Tenerife como “charcos” são uma alternativa autêntica e gratificante. Por exemplo, o Charco de La Laja em San Juan de la Rambla, o Charco del Viento em Icod de los Vinos ou o Charco La Jaquita em Guía de Isora.
4.- A incrível experiência de observar cetáceos
Nas águas do sul da ilha a cerca de três milhas da costa, é possível avistar cetáceos os 365 dias do ano. Tenerife é um dos melhores lugares do mundo para observá-los, acolhe uma colônia estável de golfinhos-roaz e cerca de 400 baleias-piloto. Observá-los será tão simples como contratar uma excursão num dos portos do sul da Ilha de onde partem as embarcações autorizadas.
5.- Cidades e vilas que encantam
Em Santa Cruz pode admirar edifícios vanguardistas como o Auditório de Tenerife, o Centro Internacional de Feiras e Congressos, ambos obras de Santiago Calatrava, ou o TEA, Tenerife Espacio de las Artes, de Herzog e De Meuron. Em La Laguna, Património Mundial da UNESCO, destacam as suas casas e pátios tradicionais, tão bonitos como os de outros centros históricos que também merecem uma visita, como os de La Orotava, Garachico ou Icod de los Vinos, só para citar três de todas as que aguardam o viajante no seu recorrido pela Ilha.
6.- Uma gastronomia requintada
A gastronomia de Tenerife evoluiu nos últimos anos e deu origem a uma cozinha criativa e original, com produtos de qualidade como o atum, a banana ou o abacate, acompanhados por vinhos locais, cuja história remonta ao século XV. As variedades de uvas, o clima e as peculiaridades do solo vulcânico da Ilha, fazem com que os seus vinhos tenham uma originalidade e personalidade inigualáveis. Cinco restaurantes da ilha têm estrelas Michelin, o que reflete a qualidade de uma cozinha que merece ser degustada.
7.- O paraíso das famílias
Tenerife é um lugar onde pode passar bons momentos com os mais pequenos da casa. Não só pelos atrativos e possibilidades de desfrutar da Ilha, como as suas praias ou montanhas, mas também pelos diferentes parques temáticos dispersos de norte a sul, onde a diversão nunca acaba. Do Siam Park, um parque aquático com atrações e escorregas para crianças e adultos, ao Loro Parque, um zoológico com várias espécies de animais (ambos considerados nas suas categorias, os melhores do mundo pelo TripAdvisor). Muitos estabelecimentos também têm como foco as famílias, com atenções especiais para esse segmento do turismo.
8.- Céu puro e claro
O céu de Tenerife é considerado um dos melhores do planeta para observar as estrelas devido à sua limpeza e claridade. Na ilha está localizado o prestigioso Instituto de Astrofísica das Ilhas Canárias com telescópios nos quais trabalham equipas científicas nacionais e internacionais. Os viajantes também se podem divertir a olhar para as estrelas: há empresas que oferecem atividades de observação com telescópios, guias especializados e lanche.
9.- Um mundo de tradições
Tenerife é uma ilha autêntica pelos seus festejos tradicionais. As romarias são uma das melhores mostras da sua cultura. De março a setembro os carros, os bois e a comida típica, como as “papas” e “mojos”, o vinho da terra e a carne como protagonistas, apoderam-se das vilas da ilha. Todo o ano a ilha está repleta de festas populares, muitas de caráter religioso. A Páscoa, especialmente em Laguna ou o Corpus Christi (Corpo de Cristo) com paragem obrigatória em La Orotava para admirar os seus tapetes de flores e areias do Teide, são muito recomendados. Em fevereiro o carnaval apodera-se da ilha, especialmente na capital Santa Cruz, sendo um dos mais chamativos, coloridos e concorridos do mundo.
10.- Tudo para tratar de si
Tenerife tem fantásticas condições como destino de férias, o que inclui excelentes cadeias de hotéis de quatro e cinco estrelas, variados centros de Spa e wellness para relaxar e um clima excecional. A ilha conta com uma completa e moderna infraestrutura médico sanitária e com profissionais com experiência nacional e internacional. É um destino perfeito para combinar uma estadia com um tratamento médico ou cirúrgico com as máximas garantias sanitárias exigidas pela Comunidade Europeia. Não esquecendo as importantes vantagens económicas que oferece frente a outros países.